Texto Original
Capixabas criam podcast com dicas criativas do que fazer na quarentena
"Cansado de ficar trancado em casa?"
Foi a partir dessa pergunta que surgiu o podcast Quarentena Antes dos 40, com dicas de coisas divertidas para fazer durante o período de distanciamento social. Parecidos com programas de rádio, os podcasts têm duração e conteúdo diversos disponibilizados online em diferentes plataformas de áudio, como Spotify e Deezer.
O Quarentena Antes dos 40 foi criado pelos amigos capixabas Fabio Reis e Ricardo Nespoli, que lançam novos episódios toda segunda, quarta e sexta-feira. Seu principal objetivo é levar um pouco de alegria para os ouvintes nesses tempos de incertezas. No episódio mais recente, conversaram com Marcelo Guaxinim, do Scicast, o maior podcast de divulgação de ciência do país, e criador do podcast RPGuaxa.
"Sabemos que a vida não está fácil pra ninguém, mas isso não quer dizer que tudo precisa ser tragédia", diz Fabio, que procurou o amigo com a ideia. Percebendo que teria muito mais tempo livre, já que passou a trabalhar de casa e a evitar sair, ele resolveu ocupar esse tempo de forma criativa.
Ricardo entrou com sua experiência com podcasts, já que participa ativamente de mais três projetos desse tipo. "Nossa ideia inicial era falar de coisas das quais gostamos de fazer e não é à toa que muitas vezes falamos de Star Trek e de Fórmula 1", explica, acrescentando que os assuntos vão muito além disso. 
Fabio e Ricardo são amigos de longa data e levaram essa química para as gravações, que são publicadas em áudio e em vídeo na internet. Além do podcast, os dois já tiveram outro projeto conjunto: em 2007 criaram o site O Cara da Locadora, que por dois anos foi um dos principais blogs de resenhas de filmes da internet. "Participamos de pré-lançamentos em São Paulo e no Rio e éramos procurados por grandes jornais brasileiros", lembram.
Os episódios dos podcasts, que têm em média 20 minutos, falam sobre vários assuntos, como festas virtuais, filmes e séries para assistir, bons livros para ler, receitas fáceis de fazer e até aplicativos para compras de supermercado online. Além disso, nas sextas-feiras o podcast abre espaço para ideias dos ouvintes e explora temas especiais.
"A ideia do primeiro especial veio de uma ouvinte que pediu para fazermos previsões para o futuro, influenciadas pelo coronavírus ou não", explica Fabio. A partir daí, toda semana a dupla busca responder a pedidos. Ricardo completa que a interação agora faz parte do programa: "Nosso número de ouvintes cresce todos os dias, então é bem legal dialogar com pessoas tão diversas e levar a elas um pouco diversão, três vezes por semana."
Além do Spotify e do Deezer, Quarentena Antes dos 40 pode ser acompanhado pelos agregadores Apple Podcasts, Google Podcasts,  Castbox e vários outros.
Screenshot do Release Publicado
O texto foi publicado online, de forma adaptada, como pode ser visto no screenshot mais abaixo.
Back to Top